logo figura
     HOME
ABOUT
CURRENT ISSUE
PAST ISSUES
EDITORIAL BOARD
CONTACT AND SUBMISSION

1

V. 5 - N. 1 • 2017 /// OP-ED
: Retreat from the global (Frederick M. Asher) /// DOSSIER "ABY WARBURG E SUA TRADIÇÃO": Apresentação (Cássio Fernandes) • De Arsenal a Laboratório: Fragmento de uma autobiografia (Maurizio Ghelardi) • Idea vincit! Algumas imagens tangenciais à elipse de Aby Warburg (Norval Baitello junior) • A coleção de fotografias da Primeira Guerra Mundial do Arquivo Warburg: Conclusões de uma primeira abordagem (Leão Serva) • Aby Warburg e o problema da mudança do estilo na arte do Renascimento (Cássio Fernandes) • Warburg, Pathosformel e a gestualidade na arte grega: algumas reflexões (José Geraldo Costa Grillo) • Warburg, a História da Arte e o Quattrocento italiano (Patrícia D. Meneses) • Atlas de la iconografía de inspiración europea (de la Antigüedad al Renacimiento) en la arquitectura civil, pública y privada, de la ciudad de Buenos Aires (1880-1930) (José E. Burucúa / Nicolás Kwiatkowski) • A história da cultura e a temporalidade das formas culturais: Johan Huizinga e Aby Warburg (Naiara Damas) • O elemento estético das representações históricas: Johan Huizinga e as imagens na história da cultura (Renato Ferreira Lopes) • Ernst Cassirer em Hamburgo (Serzenando A. Vieira Neto) • Composição em contraponto – Notas sobre a relação entre Aby Warburg e Edgar Wind em seus estudos sobre o Renascimento (Rhuan Fernandes Gomes) • “A tract for the times”: As Reith lectures de 1960 por Edgar Wind (Ianick Takaes)

4
N. 4 • 2016 /// ARTICLES: Charles V’s death: crafting words and images for the second Caesar (Juan Luis González García) • Retratos do caráter: auctoritas e controvérsia nas práticas letradas francesas modernas (Luiz César de Sá Júnior) • A reflection on the reception of Giovanni Paolo Lomazzo’s Idea del Tempio della Pittura (Gabriela Paiva de Toledo) • Une allégorie de la mémoire du monde ? « Le Bibliothécaire » d’Arcimboldo et la culture artistique du Cinquecento (Renato Menezes Ramos) • A tradição dos ciclos narrativos na cultura cristã: dos temas bíblicos aos santos medievais (Aldilene Marinho César Almeida Diniz) /// DOCUMENTS: De Arsenal a Laboratório (1927), de Aby Warburg: apresentação e tradução (Cássio Fernandes)





3
N. 3 • 2015 /// DOSSIER "COLEÇÃO EVA KLABIN": Apresentação (Marcio Doctors) • O ideal da beleza apolínea: Considerações sobre a noção de cópia na arte romana (Evelyne Azevedo) • O Descanso na Fuga para o Egito de Adriaen Isenbrandt da Fundação Eva Klabin: Notas sobre sua atribuição e iconografia (Maria Berbara) • Gianfrancesco Romanelli, a idade de ouro Barberini e a pintura barroca em Roma no Seiscentos (Elisa Byington) • A iconografia mariana no Cinquecento italiano e flamengo e o debate em torno do Maneirismo (Fernanda Marinho) • Devoção por imagens: Pinturas e culto privado na Itália entre os séculos XIII e XV (Tamara Quírico) • O Marte de Giambologna: Sobre o colecionismo de modelos preparatórios e estatuetas de bronze (Alexandre Ragazzi) /// ARTICLES: Bernardino Poccetti’s ceiling of the loggia in Palazzo Marzichi-Lenzi: An iconological study (Liana De Girolami Cheney) • Titien, poète de l’entre-deux mondes: pour une nouvelle approche de la Vénus du Pardo (Emmanuel Ussel) • The anthology of Mannerism and the rhetoric category of Eugenio Battisti’s L’antirinascimento (Fernanda Marinho) • À la recherche des Donatello perdus, de Florence à Berlin (Neville Rowley) • Les quatre représentations de La mort d’Ophélie d’Eugène Delacroix (Luciana Lourenço Paes)

2
N. 2 • 2014 /// DOSSIER "ILLUSTRAZIONE SCIENTIFICA": Le ragioni di un incontro (Luciano Migliaccio) • Dipingere fiori, scrivere scienza (Lucia Tongiorgi Tomasi) • Lo studio e la raffigurazione della natura all’interno degli ordini religiosi: alcuni esempi dell’età moderna (Giuseppe Olmi) • América: los innumerables lazos entre ciencia y arte. De Gonzalo Fernández de Oviedo al siglo XIX (Mario Sartor) • El lenguaje visual de la ciencia en la España del siglo XVIII (Jesusa Vega) • Algunos ejemplos de la ilustración científica en América: otro diálogo con Europa (Patricia Londoño Vega) • O manuscrito Retratos de varias Aves tirados ao Natural de Luís Nunes Tinoco (1666) (Miguel Figueira de Faria) • O porquê do escorpião e o estudo da tradição emblemática na arte colonial latino-americana (Renata Maria de Almeida Martins) • Canteiro em tela: velhos portugas entre riscos e traças (Beatriz Piccolotto Siqueira Bueno) /// STUDI VARI: Cavalier d’Arpino and Cesare Ripa’s Iconologia: ut pictura poesia (Liana De Girolami Cheney) • Almeida Reis, Michelangelo e o destino do artista (Renato Menezes Ramos) • The difficult rebirth of the herm bust (Daniela Gallo) • La difficile réception de la tradition académique française au Brésil (Elaine Dias) • Il contrapposto fra Michelangelo e Raffaello nelle “Vite” di Giorgio Vasari. Unità e molteplicità dei modelli (Luiz Marques)

1 N. 1 • 2013 /// DOSSIER "GIORGIO VASARI": Sui contesti politici delle Vite di Giorgio Vasari (Massimo Firpo) • Dietro la Torrentiniana. Alcune radici dell’impianto storiografico e critico delle “Vite” di Giorgio Vasari (Silvia Ginzburg) • Giorgio Vasari’s Fine Arts: Neoplatonic Visualization of Invention, Imitation and Beauty (Liana De Girolami Cheney) • Vasari e la supremazia toscana nell’architettura papale della seconda età (Patricia Dalcanale Meneses) • Vasari biografo di se stesso (Luciano Migliaccio) • Vasari e la parte di Michelangelo (1543-1550) (Luiz Marques) • Giorgio Vasari e i modelli plastici ausiliari: sforzo dissimulato, apparente facilità (Alexandre Ragazzi) • Giorgio Vasari e l’edizione delle “Vite”: tra Benedetto Varchi e Vincenzo Borghini (Elisa Byington) /// STUDI VARI: Lambert Lombard et Lambert Suavius. Encore sur leurs débuts et leur voyage en Italie (Nicole Dacos) • Images of heroism and martyrdom: borrowings from the Vatican Laocoon during the early modern period (Maria Berbara) • Roberto Longhi e Giulio Carlo Argan. Un confronto intellettuale (Luiz Marques) /// RECENSIONI: Resenha: Gauvin Alexander Bailey, The Andean Hybrid Baroque. Convergent Cultures in the Churches of Colonial Peru (Notre Dame, Indiana: University of Notre Dame Press, 2010) (Renata Maria de Almeida Martins) /// TESTO DI RIFERIMENTO: De Venere et Cupidine expellendis Carmen (Ioannis Francisci Pici Mirandollae) • L’attacco di Giovanni Francesco Pico della Mirandola alla “Venus felix” e alla Stanza della Segnatura (Luiz Marques)

© 2013 • FIGURA - Studies on the Classical Tradition • ISSN 2317 - 4625